Corrida reúne comunidade em busca de inclusão social do idoso

Publicada em 28.11.2013


Evento é promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia   

Por Redação | ASCOM  

Buscando chamar a atenção da comunidade para a inclusão social do idoso, o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) promoveu no último sábado, 23 de novembro, a 5ª Corrida pelo Idoso. Com a participação de 70 corredores de diferentes idades, o evento ocorreu no Parque Esportivo da Universidade. O diretor do Instituto, Newton Terra, aponta a ação como um estímulo para que a sociedade possa compreender a capacidade do ser humano de ser plenamente ativo, independentemente da idade. “Temos que acabar com a imagem do idoso fragilizado e incapaz. Práticas como essa, se feitas regularmente, podem prevenir doenças, principalmente a depressão”, salienta.
Ao som da banda do Asilo Padre Cacique, os participantes receberam bonés e fizeram alongamento sob a orientação de alunos da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid). Para a corrida, foram divididos nas categorias Geral (até 59 anos), Idoso (de 60 a acima de 95) e Caminhada(todas as idades). A premiação contemplou os três primeiros colocados de cada grupo com troféus ekits compostos por latas decorativas, camisetas, bloco de anotações e canetas.  Ao final, todos receberam medalhas de participação.  Solismar Matos do Carmo, de 66 anos, veio de São Leopoldo e foi o vencedor da categoria idoso. “Exercício é sinônimo de saúde, não tem coisa melhor. Precisamos de mais movimentos que reúnam a comunidade idosa para praticar esportes”, comenta o operador de máquina aposentado, que já participou quatro vezes da Corrida Internacional São Silvestre.
Entre jovens, adultos e idosos, a iniciativa reuniu cerca de 200 adeptos da atividade física. Iran Dias Queiroz, de 77 anos, participa da Corrida pelo Idoso desde a primeira edição: “Faço bastante exercício, mas prefiro caminhadas. Aqui eu conciliei os dois”, diz.  As inscrições para o evento foram gratuitas e as doações recebidas serão direcionadas à Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan). O evento teve apoio da Associação Gaúcha de Atletismo (AGA), Fundação Irmão José Otão (Fijo) e Programa Geron, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS (Proex).